Dia 22 deste mês é comemorado o Dia do Folclore no Brasil, a data é um reflexo da diversidade cultural do país, com mitos e lendas que preservam a história e as tradições das nossas raízes indígenas, africanas e europeias
O folclore brasileiro tem suas raízes nas culturas indígenas que habitavam o Brasil muito antes da chegada dos colonizadores. Personagens como o Curupira e o Saci-Pererê refletem a forte conexão desses povos com a natureza e a espiritualidade.
A união de culturas indígenas, africanas e europeias deu origem a lendas como a Mula sem Cabeça, criando mitos únicos e marcantes na história e nas tradições brasileiras.
Festas populares, como o Bumba Meu Boi, celebram e preservam as lendas folclóricas, garantindo que essas tradições sejam transmitidas para as novas gerações.
No início do século XX, o Modernismo reforçou o estudo do folclore como símbolo da verdadeira brasilidade. Mário de Andrade, um dos principais modernistas.
No Brasil, o folclore é visto como uma expressão da identidade nacional, refletindo a diversidade cultural do país. As tradições folclóricas englobam elementos indígenas, africanos e europeus.