A trilogia é uma distopia que se desenrola em Panem, onde jovens tributos lutam pela sobrevivência em uma arena mortal. A saga aborda temas como opressão e resistência.
O filme é um prelúdio de Jogos Vorazes, situado 60 anos antes da trilogia, tendo como inspiração o livro de mesmo nome lançado em 2020 pela criadora da franquia.
Não, não é necessário, mas se tiver assistido, será mais fácil captar alguns detalhes.
A saga ocorre uma década pós-guerra entre distritos e Capital, centrando-se em Coriolanus Snow, aos 18 anos, antes de se tornar presidente.
Por se passar após a rebelião entre os distritos e a Capital, Panem é apresentada como uma nação enfrentando dificuldades.
Os Jogos Vorazes não são vistos da mesma maneira que nos outros filmes da trilogia, sendo considerados até mesmo como uma forma de punição.
O futuro presidente da trilogia, no prelúdio, tem 18 anos, em que sua família rica enfrenta quase a pobreza. Snow se vê dividido entre ambição e moralidade ao tornar-se mentor de Lucy Gray, do Distrito 12.
Integrante do Covey, uma comunidade pré-guerra, surpreende a todos ao ser selecionada. Sua resposta faz com que Snow a veja como garantia de seu próprio sucesso.