Carnaval: Conheça as escolas de samba que mais foram campeãs!

Escolas de samba RJ

Seta

As escolas de samba do Rio de Janeiro são conhecidas mundialmente por suas extravagantes apresentações durante o Carnaval, repletas de cores, ritmo e história, encantando milhões de espectadores todos os anos.

Portela

A agremiação, com 22 títulos de campeã do Carnaval, é uma lenda do samba desde 1923. Sua trajetória é marcada por tradição, cultura e grandes sambistas, sendo referência no cenário. Sua última vitória foi em 2017.

Seta

Estação Primeira de Mangueira

Uma das mais tradicionais e vitoriosas agremiações do Carnaval, tendo ao todo 20. Desde 1928, é um ícone do samba. Com suas cores vibrantes e símbolos marcantes, como uma homenagem ao Fluminense. Sua última vitória foi em 2019.

Seta

Beija-Flor de Nilópolis

Fundada em 1948 por um grupo de amigos, a escola de samba tem sua sede em Nilópolis. Com 14 vitórias, sendo a última em 2018, é uma das grandes potências do Carnaval, conhecida pela grandiosidade de seus desfiles e sua ligação com o poder público local.

Seta

Acadêmicos do Salgueiro

Com nove títulos de campeã, essa renomada escola de samba foi fundada em 1953, é parte importante do cenário cultural carioca, com enredos marcantes e uma bateria aclamada, a "A Furiosa". Sua última vitória ocorreu em 2009. 

Seta

Império Serrano

Com nove títulos de campeã, essa icônica escola de samba é uma referência cultural. Reconhecida por sua história, sua última vitória no carnaval ocorreu em 1982. Originária do Morro da Serrinha, na Zona Norte da cidade, suas cores verde e branco, simbolizam paz e esperança.

Seta

Imperatriz Leopoldinense

Tendo também nove vitórias, a Imperatriz Leopoldinense, fundada em 1959, homenageia a Imperatriz Maria Leopoldina. Reconhecida por desfiles técnicos e enredos históricos, sua última vitória foi no ano passado.

Seta

Escolas de samba SP

Seta

As escolas de samba de São Paulo, assim como as do Rio, são celeiros de cultura e tradição, onde comunidades inteiras se unem para celebrar o Carnaval com desfiles grandiosos e competitivos.

Vai-Vai

A renomada escola de samba, marcada por enredos históricos e desfiles técnicos. Com 15 vitórias, sua última conquista ocorreu em 2015, destacando-se como uma das grandes vencedoras do carnaval de SP, consolidando sua trajetória de sucesso.

Seta

Mocidade Alegre

A emblemática escola carnavalesca, possui 11 vitórias, sua última conquista foi em ano passado. Nascida em 1950, de uma brincadeira nas ruas de São Paulo, tornou-se uma das grandes potências do carnaval brasileiro.

Seta

Nenê de Vila Matilde  

Fundada em 1949 por Alberto Alves da Silva, a escola conquistou onze títulos do Carnaval de São Paulo, seu último em 2001. Sendo a primeira escola a desfilar com uma quadra coberta, inaugurada em 1968.

Seta

Camisa Verde e Branco

Criada em 1914 como o "Grupo Carnavalesco Barra Funda", essa escola de samba viveu altos e baixos, renascendo como "Cordão Mocidade Camisa Verde e Branco" em 1953. Sua última vitória foi em 1993, e atualmente possui 9 títulos. 

Seta

Lavapés Pirata Negro

Uma das mais antigas escolas de samba da cidade, fundada em 1937, já venceu o Grupo Especial 7 vezes. Porém, após rebaixamentos, agora busca renovação sob a liderança do ator Ailton Graça. A escola foi crucial na oficialização do Carnaval Paulistano.

Seta

Rosas de Ouro

Fundada em 1971, já conquistou o título do Grupo Especial 7 vezes, sendo a última em 2010. Seu nome é uma homenagem a uma condecoração papal, a "Rosa de Ouro", instituída pelo Papa Gregório II para condecorar virtuosas princesas católicas.

Seta

Que tal conferir agora nossa lista exclusiva das últimas escolas vencedoras dos últimos anos?