O Carnaval é um festival cultural e religioso que precede a Quaresma, caracterizado por desfiles, festas de rua, fantasias e música. Celebrado em muitos países, destaca-se pelo ambiente de celebração e exuberância.
O Carnaval tem origens no cristianismo ocidental, precedendo a Quaresma, período de preparação para a Páscoa, com eventos ocorrendo antes da estação litúrgica.
Teorias sugerem que o Carnaval pode ter raízes em festivais pagãos antigos, como as Bacanais na Grécia Antiga e as Saturnálias em Roma, adaptando-se ao longo dos séculos.
A data do Carnaval varia anualmente, ocorrendo 47 dias antes da Páscoa e dependendo do ciclo lunar, podendo cair entre fevereiro e março, conforme o calendário litúrgico.
O Carnaval tem um enorme impacto econômico nas cidades que o celebram, gerando receita através do turismo, comércio de alimentos e bebidas, hospedagem e venda de ingressos para desfiles e festas.
Além dos desfiles das escolas de samba, os blocos de rua são uma tradição importante do Carnaval brasileiro. Originados nas décadas de 1920 e 1930, esses grupos desfilam pelas ruas das cidades com músicas, danças e fantasias, atraindo multidões de foliões.